Objetivo do evento: Apresentação de práticas educativas emancipatórias e libertadoras no contexto das relações Escola-Universidade.
Público alvo: Professoras e Profissionais da Educação
Evento presencial. Transmissão ao vivo de parte da programação.
É necessário se inscrever para participar do evento presencial. A emissão de certificados se dará através de credenciamento presencial no evento. Não haverá certificação para participantes online (exceto apresentação de resumos na modalidade online).
Valores de inscrição:
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação - R$50,00
Professores e profissionais da Educação Básica - R$100,00
Pesquisadores e Docentes de Ensino Superior e Público Geral - R$150,00
Período de submissão de trabalhos: 10/03 a 28/05.
Eixos Temáticos
Cotidianos, culturas e políticas educacionais democráticas
Os cotidianos escolares, enquanto espaçostempos produtores de culturas, pulsam subjetividades que se inter-relacionam na construção coletiva de memórias, histórias, saberes e identidades das instituições educativas. Nesses cotidianos, macro e micropolíticas se entrelaçam em táticas e estratégias que movimentam a vida e a formação humana como processo permanente de vir-a-ser. O que desejamos propor neste eixo de discussão é visibilizar críticas sociais, olhares propositivos e práticas instituintes nas escolas, sejamos nós educadoras/es, funcionárias/os, famílias, responsáveis ou estudantes, buscando esperançar e construir possibilidades sensíveis e (trans)formadoras.
Educação das sensibilidades e narrativas: o mundo na escola e a escola no mundo
Convidamos ao diálogo professoras/es e estudantes que, em todas as áreas de conhecimento e em múltiplas linguagens, refletem sobre experiências docentes e discentes vividas de forma coletiva na escola, compreendida como lugar de produção cultural, de produção de memórias e de construção de outros futuros. Narradas por professoras/es e estudantes, convidam-nos à expressão inventiva e à ampliação, pela racionalidade estética, da compreensão da escola como espaço de produção da cultura, isto é, da significação do vivido, em suas dimensões plurais e nas relações sociais e políticas. Convidamos à contemplação partilhada e dialogal dessas experiências e reflexões, afirmando, na produção de conhecimentos educacionais, as possibilidades abertas por uma abordagem racional e sensível do conhecimento, na qual os sentidos, sensibilidades, memórias e sentimentos dos sujeitos da experiência compõem, de forma central, a compreensão do vivido e a produção de conhecimentos, educacionais e acadêmicos
Práticas educacionais, arte e linguagens
Convidamos professoras e professores, profissionais da educação e estudantes nas diversas etapas de formação a compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre práticas educacionais e arte no cotidiano educativo. Compreendemos as pessoas como indivíduos sociais insubstituíveis e responsáveis, constituídos por linguagens orientadas para o outro. Entendemos que há linguagens verbais ou não verbais, poéticas ou técnicas que de diferentes modos constituem o que pensamos e escolhemos dizer. Denominamos práticas educacionais às propostas e realizações de profissionais da educação para a formação. Denominamos arte ao produto da intenção consciente de dar forma artística a conteúdos e acontecimentos externos e/ou internos à vida do/a autor/a, independente da idade, em linguagens verbais ou não verbais, especializadas ou cotidianas, etc. Desejamos pensar junto com bebês, crianças, jovens, adultas/os, idosas/os, pessoas com necessidades especiais e de diferentes culturas, de que modo que ao nos expressarmos esteticamente criamos arte e práticas educacionais criadoras, assim revelando muito dos outros, de nós e das nossas relações.