Coletivos

O GEPEC se organiza através de diferentes coletivos, dentre eles: 

  • Nozoutres.  
  • Grupo POLIFONIAO Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia reúne professores/as-pesquisadores/as da universidade e da escola básica, estudantes de graduação e pós-graduação, em um diálogo entre a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e as escolas.

    Entre em Contato: grupopolifonia@gmail.com

     Instagram: @grupopolifonia.
     Site: grupopolifonia.wordpress.com

  • Grupo Seleto. 
  • Grupo de Terça.  

 

  • GRUBAKH - Grubakh (Grupo Bakhtiniano) é um coletivo formado por professoras e professores em funções, etapas e áreas diversas que se assumem pesquisando, por meio de suas narrativas, suas posições em relação aos seus outros (bebês, crianças, jovens, adultos) que lhes dão excedentes estéticos de visão acerca do modo que realizam suas práticas. O Grubakh tem seus estudos vinculados ao Nozsoutres (Círculo Narrativo de Estudos em Educação) que por sua vez está vinculado ao Gepec-FE-Unicamp. Narrativas e pipocas pedagógicas autorais dos e das participantes são planos estéticos do vivido que além de produzirem conhecimentos, possibilitam outras expressões - dentre elas as metanarrativas - com a leitura das obras de Bakhtin e círculo escolhidas de período em período: conforme os movimentos dentro do grupo.

 

  • GRUPAD -O Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo (GRUPAD) é um grupo colaborativo formativo, composto por profissionais da educação, professoras e professores, supervisoras, coordenadoras, diretoras e formadoras externas, que partilham os desafios da docência, aprofundam estudos relacionados à formação continuada em alfabetização inicial, produção de texto e formação do(a) leitor(a). e sistematizam saberes construídos na profissão. O grupo é vinculado ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - da Faculdade de Educação da UNICAMP, coordenado pelo Prof.o Dr. Guilherme do Val Toledo Prado em parceria com Heloisa Proença e Renata Frauendorf.

     Entre em Contato: grupaddogepec@gmail.com.

     Instagram: @grupad.gepec.unicamp.
     Facebook: Grupad Gepec.
 

  • Grupo Memória e Sensibilidade -  O grupo e linha de pesquisa Educação das sensibilidades, história e memória, do GEPEC-FE Unicamp, propõe-se a pesquisar, no campo da educação, práticas culturais engendradas na modernidade produtoras de processos de educação das sensibilidades, em sua historicidade. Neste movimento de produção de conhecimentos, inclui-se a categoria memória como "cenário" pleno de relações contraditórias, ambivalentes, de entrecruzamentos de temporalidades, de espacialidades, de visões sociais, potencializadoras de diálogos mais horizontalizados entre diferentes saberes (GALZERANI, 2013). Busca investigar, nessa abordagem, entrelaçamentos entre memória, experiência e narrativa em processos de formação docente e discente. Em outras palavras, fazemos um convite à produção de conhecimentos históricos educacionais, em diálogo com os sujeitos e suas experiências, em pesquisas narrativas que nos apresentem como sujeitos situados no tempo, no espaço e nas relações sociais, com seus atravessamentos.

     Site: sites.google.com/unicamp.br/educaodassensibilidades/