Composição do grupo

Docentes

Adriana Carvalho Koyama

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), graduada em História pela mesma universidade (1984). Tem experiência nas áreas de Educação e de História, com ênfase em memória, arquivos e práticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação das sensibilidades, práticas de memória e de patrimônio, arquivos e produção de conhecimentos históricos educacionais, em suas relações com as TDICs. Atualmente é Professora Permanente e Orientadora do PPG em Educação Escolar e Professora Colaboradora do PPG em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp; Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada-GEPEC/Departamento de Ensino e Práticas Culturais-DEPRAC/ Faculdade de Educação - UNICAMP. Coordenadora associada do Grupo de Pesquisa Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais - UFMG/Unicamp. Corresponding Member do Sub-Comitee on Education and Research - Memory of World Program/Unesco.Membro do International Council of Archives (ICA). Autora de Arquivos online: ação educativa no universo virtual ( ARQ-SP, 2015).

Ana Maria Falcão de Aragão 

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Livre docente em Psicologia Educacional pela Unicamp (2010). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (2008-2013). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2006-2007. Atualmente é professor-adjunto (MS 5) da Universidade Estadual de Campinas. Chefe do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação Unicamp (biênio 2011-2013). Membro do Corpo Editorial da Revista Práxis Educativa, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), da Revista Ciências Humanas (Unitau), da Revista Educação Temática Digital (Unicamp) e da Revista Poiésis Pedagógica, (Universidade Federal de Goiás - Catalão).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos temas: formação de professores, processo ensino-aprendizagem, psicologia educacional, gestão de conflitos, indisciplina escolar e atuação do psicólogo escolar. 

Inês Ferreira de Souza Bragança

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo.

Liana Arrais Serodio

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas-UNICAMP no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada (GEPEC), orientada por Guilherme do Val Toledo Prado. Mestre em Educação Pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de Campinas, orientada por Maria Eugênia Castanho. Bacharel em Música pela UNICAMP. Realizou estágio de Doutorado na Itália-Bari, orientada por Augusto Ponzio. No Ensino Básico, trabalhou como professora de música no Colégio de Aplicação "PIO XII"- da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Experiência artística na regência de Corais Infantil, Juvenil, direção de espetáculos musicais e cênico-musicais; produção de arranjos para vozes, vozes e cordas. No Ensino Superior atua como docente e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar na UNICAMP. Anteriormente atuou na UNESP - São Paulo, IA em Curso de Educação Artística Habilitação em Música, Licenciatura em Educação Musical e Licenciatura em Artes Cênicas. . Em Pesquisa, tem desenvolvido estudos com Linguagem, Linguagens Artísticas, Semioética e das Metodologias Narrativas de Pesquisa. Integra o Projeto de Pesquisa: Narrativas de Formação na Escola e na Universidade: teorias e práticas. CNPq - Processo:428099/2018-1.

Vanessa França Simas

Doutora em Educação (2018) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Brasil) e Doutora em Ciências da Educação (2018) pela Universidad de Granada (Espanha), sob regime de cotutela. Desenvolveu a pesquisa intitulada "A professora-pesquisadora-iniciante e seus outros: caminhos partilhados na invenção de ser professora". Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). Atualmente é Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada -GEPEC/ Departamento de Práticas Culturais - DEPRAC/ Faculdade de Educação - UNICAMP; membro do GRUBAKH - Grupo de Estudos Bakhtinianos, vinculado ao GEPEC; Professora da educação infantil da Rede Municipal de Campinas, estando professora de bebês. Atuou como professora dos primeiros anos do ensino fundamental durante os anos de 2010 a 2016. Tem se aprofundado na área de prática pedagógica, formação de professores, cotidiano escolar, infâncias, bebês, escrita e pesquisa narrativas e filosofia da linguagem bakhtiniana.

Guilherme do Val Toledo Prado

Cooordenador do GEPEC Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e participante do Nozsoutres - Círculo de Estudos Narrativos em Educação. Graduado em Pedagogia (1987), mestre em Metodologia de Ensino (1992) e doutor em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna (1999), obtidos na Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docente em Educação Escolar (2015). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2007-2008, sob supervisão da Profa. Dra. Idália Sá-Chaves. Com experiências na área de Educação, ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projetos educativos centrados na escola, atuando principalmente nos seguintes temas, na graduação e pós-graduação: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e pesquisa narrativa.