Optamos por descrever aqui alguns momentos de socialização da produção do GEPEC:
Repercussão Nacional
- AZZI&SADALLA (Orgs) "Psicologia e Formação Docente:desafios e conversas" São Paulo:Casa do Psicólogo,2002,322pgs;
- ROSA(2004) "Investigação e Ensino:articulações e possibilidades na formação de professores de Ciências. Ijuí: Editora UNIJUÍ,183pgs;
- Prado e Soligo(orgs) (2007) "Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações",Alínea Editora, Campinas, SP, 366 pgs;
- Varani,Ferreira & Prado(orgs) (2007) "Narrativas Docentes: trajetórias de trabalhos pedagógicos",Editora Mercado de Letras, SP, 352 pgs;
- Prado&Cunha (orgs) (2007) "Percursos de Autoria: exercícios de pesquisa",Alíena Editora,SP.230pgs;
- VICENTINI, FARIAS, SADALLA, PRADO (Orgs) (2008) "Professor-Formador:histórias contadas & cotidianos vividos". Campinas,SP, Editora Mercado de Letras,2008,168 pgs.
Lançamento de livro na Reunião Anual da ANPEd, resultado do trabalho coletivo do GEPEC, envolvendo docentes e pós-graduandos: Geraldi, Fiorentini, & Pereira. (1998) Cartografias do Trabalho Docente: professor/a pesquisador/a, Editora Mercado de Letras & ALB, Campinas, SP, 335 páginas; - Participação ativa dos membros do GEPEC no II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação, cujo evento chave: "Com Idéias na Cabeça e Mãos na Massa", constou de Exposição de fotografias, comunicações e debates, totalizando (e registradas nos Anais) 35 Comunicações ligadas ao GEPEC, envolvendo alunos/as e professores/as dos vários níveis de ensino;
- GEPEC e APGL organizaram o I Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior, no XII COLE, julho de 1999, e o I Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino em 2001. Apresentação de trabalhos na XII ANPEd e XI Endipe.
Repercussão Internacional
- artigos, inéditos no Brasil, de J. Elliott (Inglaterra) e K. Zeichner (EUA) no livro Cartografias do Trabalho Docente;
- presença de Núria Pérez de Lara e Jorge Larrosa – professores da Universidade de Barcelona - em seminários do GEPEC na Unicamp;
- citação do livro Cartografias do Trabalho Docente em dois livros portugueses da Porto Editora, de autoria de Maria Assunção Flores: Flores, M.A. (2000) "Currículo, formação e desenvolvimento profissional". In Pacheco, J.A. (org.) Políticas de Integração Curricular. p.147-166; e em Pacheco & Flores (1999). Formação e Avaliação de Professores;
- citação do artigo da professora do GEPEC, Geraldi, C., no artigo de Zeichner,K.& Noffke (1998).Practitioner Research, capítulo de Handbook of Research on Teaching (Fourth Edition) Washington, DC. American Educational Research Association. Virginia Richardson Ed.