Pesquisas em andamento


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: NOVOS CAMINHOS OU APENAS UM JEITO NOVO DE CAMINHAR ( Doutorado )

Autor: Eliane Greice Davanço Nogueira Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado

Esta pesquisa de doutorado originou-se da necessidade de olhar novamente a formação continuada de professores, no Estado de Mato Grosso do Sul, após coordenar um programa de formação continuada oficial do MEC desenvolvido junto a 67 municípios, intitulado "Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação", no período de 2000 a 2002. Tendo decorrido 2 anos, cessadas as condições especiais oferecidas durante a implantação do programa, a questão a investigar é o que aconteceu à prática dos professores que participaram do mesmo. O objetivo maior desta pesquisa é analisar se/em que os programas de formação continuada - especialmente o "Parâmetros em Ação" - influenciaram o pensamento de formadores e professores que deles participaram sobre sua formação e sua prática, procurando identificar se/em que nível as demandas desses profissionais foram/são atendidas por esses programas e, em razão dessas constatações, quais seriam os aspectos a serem neles considerados/modificados/ampliados. Pretende-se, ainda, analisar a tendência predominante nos programas de formação continuada desenvolvidos nos últimos anos no Brasil e em outros países da América Latina, buscando compreender as principais circunstâncias e influências que contribuíram para a sua constituição; identificar o que os sujeitos da pesquisa dizem sobre seu processo de formação, sobre a real influência - em sua formação e em sua prática - dos programas de que participaram/participam e sobre o quanto atenderam/atendem ou não às suas demandas profissionais; verificar que tipo de influência a participação em programas de formação continuada tem no desenvolvimento profissional e na atuação desses sujeitos e se contribuem de alguma forma para o processo de profissionalização; e identificar que aspectos os programas de formação continuada precisam considerar para contribuir efetivamente com as transformações que pretendem promover na prática dos profissionais a que se destinam.


O COLETIVO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA  ( Doutorado )

Autor: Laura Noemi Chaluh Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado

O projeto de pesquisa procura analisar os processos de formação continuada de uma equipe de professores, direção e orientação pedagógica, considerada como um coletivo atuando em um contexto institucional, uma Escola de Ensino Fundamental da Prefeitura de Campinas. Pretende-se focalizar neste estudo o espaço e o tempo dedicado às horas de Trabalho Docente Coletivo (TDC de 1ª a 4ª série) e ao Grupo de Reflexão sobre Alfabetização (1ª e 2ª série), além de acompanhar o trabalho pedagógico de uma professora em sala de aula. Algumas perguntas que norteiam o trabalho: como se constitui esse coletivo na escola? O que acontece nesse espaço/tempo dedicados para a reflexão? Quais as condições que a escola pública oferece para os espaços de reflexão coletiva? Pretende-se através deste estudo valorizar a idéia da pesquisa e da reflexão através dos quais os professores produzem saberes e conhecimentos em relação à sala de aula, ao currículo e à escola, favorecendo mudanças na prática da sala de aula, na escola, participando assim da gestão da escola pública. 


O COTIDIANO ESCOLAR E AS NARRATIVAS COMO ESPAÇO-TEMPO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-PROFESSOR(A) E DO SUJEITO-PESQUISADORA ( Doutorado )

Autor: Carla Helena Fernandes Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado

É reconhecido o fato de que as concepções que norteiam a maior parte dos programas de formação continuada de professores entendem que os "diagnósticos" e ações para a superação dos "problemas" da escola devam ficar a cargo de especialistas externos à realidade escolar. Ao contrário, por concebermos a escola como espaço privilegiado de formação e de construção da identidade profissional e os professores/as como produtores de conhecimentos, este Projeto de Pesquisa objetiva estabelecer relações entre a formação profissional e as práticas cotidianas vividas pelos sujeitos da escola, individual e coletivamente, e presentes nas narrativas que constroem. Nesse sentido, a questão-problema que se coloca é: que espaços e práticas são necessários reinventar e valorizar na escola para que realmente se estabeleça a formação profissional e a construção da identidade de professor? Os conceitos que servem de referência ao estudo e investigação são: cotidiano e cotidianidade (De Certeau, 2000;2001), cotidiano escolar (Garcia e Alves, 2001), formação profissional (Nóvoa, 1995; Zeichner, 1993; Elliott, 1993, 1998; Freire, 2003; Estrela, 2002) e a idéia das narrativas como estratégias individuais e coletivas de reflexão e formação (Benjamin, 198; Bakhtin, 1992). A pesquisa está sendo realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental do município de Campinas-SP e os instrumentos de investigação são: entrevistas e narrativas (escritas), individuais e coletivas, tomadas a partir dos encontros de um grupo de discussões, já existente na escola, formado por professoras das séries iniciais. 


Pesquisa não cadastrada ( Mestrado )

Autor: Juliana Alvim Bites Castro Calil

Pesquisa não cadastrada ( Doutorado )

Autor: Rosaura Angélica Soligo

Pesquisa não cadastrada ( Doutorado )

Autor: Rúbia Cristina Cruz Menegaço

Pesquisa não cadastrada ( Pós-doutorado )

Autor: Maria Emília Caixeta de Castro Lima

Pesquisa não cadastrada ( Doutorado )

Autor: Marcemino Bernardo Pereira

Pesquisa não cadastrada ( Doutorado )

Autor: Adriana Alves Fernandes Vicentini

Pesquisa não cadastrada ( Doutorado )

Autor: Claudia Roberta Ferreira